terça-feira, 13 de março de 2012

Acessório Para Cabelo de Flor Desidratada (Ajuru)




Acessório para cabelo de folhas naturais desidratadas. Neste caso, a folha do Ajuruzeiro, árvore típica da região amazônica.


Um produto que carrega consigo o signo da sustentabilidade social e ambiental na Amazônia brasileira.



Vamos contar um poquinho mais sobre a nossa matéria-prima para você.


O ajuruzeiro, é da família das Chrysobalanaceae, é um pequeno arbusto que reproduz-se a margem dos rios amazônicos que floresce de março a junho.


Seu fruto apresenta propriedades hipoglicemiantes (dito de outra forma: bo para diabetes) comprovadas por pesquisas farmacológicas, sendo utilizada na medicina popular para este fim. Seus frutos tem uma polpa branca, esponjosa e adocicada, sendo consumidos em muitos países como doces e conservas. 


Não é exclusividade brasileira, em Cuba, chama-se Icaco (nome espanhol, muitas vezes escrito Hicaco e jicaco) tem  seus frutos silvestres recolhidos e transformados em uma conserva doce, que é servido nos restaurantes de Havana como sobremesa. 


No Brasil, onde também é chamado Ajuru, seu uso urbano é limitado. Mas nas comunidades ribeirinhas é alimento muito apreciado, especialmente pelas crianças caboclas.
É doce e possui um textura muito macia.


No Pará é muito conhecido e apreciado.
O fruto lembra uma ameixa grande na aparência, sendo oval, branco rosado, magenta, vermelho, ou quase de cor preta. A pele é fina, e a polpa branca, que é fofo e de gosto insípido, adere à grande semente oblonga.


Também é bastante utilizada como planta ornamental na América do norte. Aqui no Brasil, a espécie é conhecida também como abajurú, abajerú, bajerú, guajurú, entre outros nomes populares, ocorrendo no litoral brasileiro e também no litoral dos paises do norte da América do Sul, América Central, México, bem como na costa ocidental da África.

O óleo da semente já foi muito aproveitado para preparação de uma emulsão antidiarréica e para ungüentos. As raízes, cascas e folhas são adstringentes e utilizadas contra disenterias, catarro de bexiga, leucorréias e pedra nos rins. Seu uso potencial como agente anti-tumoral e também no combate ao diabetes mellitus foram amplamente divulgados na literatura. 


A semente do Ajuru também pode ser usada como alimento, crua ou torrada.


Uffa!!!

A folha nós da Amazônia & Cia usamos para produção de biojóias.
Trata-se de uma folha especial pois adere muito bem o processo de esqueletização, um tratamento de folhas para uso ornamental.
Veja que a coleta das folhas é feita de forma manejada sem causar agressões a planta, depois é tratada e tingida em vários tons.




Um sucesso.
Assegura feminilidade ao look.
E traz a consistência da ecologia para a moda.


Fonte: 1 Revista Brasileira de Farmacognosia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais

Seguidores

Conheça nossos produtos!