quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nossa Matéria-Prima: semente de jarina, fruto de uma palmeira incomum

O marfim-vegetal, ou jarina, é uma variedade de palmeira encontrada principalmente no norte da América do Sul. 



Uma  árvore de crescimento lento tem belas frondes que brotam diretamente do chão. Por anos não se vê o tronco. Um marfim-vegetal com tronco de dois metros de altura tem pelo menos 35 a 40 anos. Logo abaixo das folhas nascem grandes aglomerados fibrosos que, em geral, pesam 10 quilos e consistem em frutos lenhosos bem compactos. 

Veja que cada fruto geralmente contém de quatro a nove sementes, mais ou menos do tamanho e formato de um ovo de galinha. 

Incrivelmente, no início as cavidades das sementes contêm um líquido refrescante, parecido com água de coco. Depois, o líquido se transforma numa gelatina doce e comestível. Por fim, a gelatina amadurece e vira uma substância branca e dura, incrivelmente parecida com o marfim de origem animal.




O marfim vegetal é uma alternativa prática, pois se parece com o de origem animal, é extremamente duro, permite bastante polimento e absorve bem os corantes. O marfim vegetal e o animal são tão parecidos que os artesãos em geral deixam um pouco da casca marrom nos seus produtos para provar que não usaram marfim de elefante – proibido em todo o mundo.


O marfim-vegetal não é uma descoberta recente. Já em 1750, o frei sul-americano Juan de Santa Gertrudis mencionou-o em suas crônicas, comparando as sementes a "bolas de mármore" usadas para entalhar estatuetas. No início dos anos 1900, o Equador, principal fonte do marfim-vegetal, exportava milhares de toneladas de sementes todo ano, principalmente para a produção de botões. Depois da Segunda Guerra Mundial, o surgimento de plásticos novos e baratos praticamente acabou com o comércio de marfim-vegetal.


De forma que a JARINA, é conhecida como "o marfim-vegetal", ou jarina, é uma variedade de palmeira encontrada principalmente no norte da América do Sul. 


Dass muitas utilidades do marfim-vegetal...

Não trata-se de um uso simples. As sementes são deixadas secar sob o sol tropical por um a três meses, dependendo do teor de água. Depois são descascadas numa máquina, classificadas segundo o tamanho e cortadas em fatias para serem então utilizadas na fabricação de botões, apetrechos para confecções diversos, souvenires...




De fato, botões de "marfim" tirado dessa árvore adornam algumas das melhores roupas do mundo.  Entre os muitos produtos feitos dele estão jóias, peças de xadrez, palhetas para instrumentos de sopro, teclas de piano e cabos de guarda-chuva.


Acima de tudo, o marfim-vegetal pode contribuir muito para a preservação do elefante africano. Assim, se você desejar o luxo do marfim, não é preciso ir buscá-lo nas savanas africanas. Recorra às florestas tropicais da América do Sul onde o marfim é tão abundante que dá em árvores! Sim, lembre-se do marfim-vegetal, o benfeitor do elefante.

As bio-jóias em Jarina são lindas, muito elegantes, uma verdadeira rainha dentre as sementes. As peças são sempre muito disputadas e valorizadas. 

Veja esta opção linda :







Em Belém, artesãos e artesãs transformam as sementes em verddeiras obras de arte. Elas foram usadas no projeto Amazônia  & Cia para treinamento dos primeiros artesãos em Mocajuba.  E de lá sairam nossas primeiras peças. A partir de então usamos a mesma técnica de furar, lixar, encerar em outra sementes.

2 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber maiores informações sobre o comercio de jarina.
    Tenho interesse de comprar a semente em um tamanho grande, vocês tem algum contato em que eu possa fazer um pedido?
    Obrigada
    Atenciosamente
    Pamela Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela
      Você pode comprar nossas sementes pela lojinha virtual
      http://www.elo7.com.br/jarina-colorida-10-uni/dp/318FEA
      Onde pode usar cartão de crédito ou comprar pelo boleto bancário,
      Ou você pode fazer uma compra direta, via depósito, no qual há um desconto de 10%.
      Segue telelfone 981 81469884 (também wathsapp
      email. amazônia.e.cia@gmail.com

      Fico no aguardo

      Excluir

Mais

Seguidores

Conheça nossos produtos!