quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mundo: Sustentabilidade no dia a dia

Desligar a televisão quando não está assistindo a nada, fechar a torneira enquanto lava a louça e escova os dentes ou fazer uma pequena coleta seletiva em casa já são atitudes louváveis para quem quer ajudar a preservar o meio- ambiente. Mas é possível ir além.

 

cestas de compras do tipo pairé – inspiração para sustentabilidade que vem da Amazônia

Realizar outras atividades que fogem do óbvio, além de preservar a natureza, é uma forma de economizar energia e – o seu – dinheiro.

O jornalista especializado em gestão ambiental Rafael Monico, da ONG Instituto Triângulo, destacou a importância de se dedicar a práticas sustentáveis. E ainda ressaltou o quanto é fácil fazer tudo isso. Basta um pouco de disposição.

1. Poupe e reaproveite os alimentos

Cascas de alimentos como cenoura, abacate, banana e limão podem – e devem – ser completamente reaproveitadas. Só na casca de uma batata, por exemplo, estão 25% de todos os nutrientes do alimento.

É possível fazer doces, sopas e até fritar a casca e servi-la como petisco. Basta lavar a casca em água corrente com uma esponja macia para retirar resquícios de agrotóxicos que porventura ainda estejam na casca. Em seguida, é só procurar receitas ou usar a criatividade.

2. Coma menos carne

Além de não desperdiçar comida, que tal repensar as receitas do cotidiano? Para cada quilo de carne bovina que é produzido no Brasil, são gastos cerca de 900 litros de água. Além disso, quanto maior a demanda por carne bovina, maior é o desmatamento, a fim de transformar matas em pastos.

Trocar carne por peixe ou frango em alguns dias da semana é uma boa saída.

E para deixar o prato ainda mais sustentável, que tal comer saladas e outros alimentos que não precisem de cozimento e, assim, não gastem energia?

3. Faça seus próprios produtos de limpeza

Adicione uma colher de sopa de vinagre a 500ml de água. Pronto. Aí está um ótimo desinfetante para limpar banheiros, armários e paredes. O vinagre é um produto totalmente biodegradável, não gerando nenhum impacto negativo para o meio ambiente.

A grelha ficou suja depois do churrasco? A comida queimou na assadeira? Use metade de um limão como bucha.

Com essas medidas, já é possível riscar a cândida e alguns dos produtos pesados de limpeza. O meio ambiente e o bolso agradecem.

4. Utilize baterias recarregáveis

Comprar pilhas recarregáveis – e originais, não pirateadas – é sempre um bom negócio. Suas baterias têm 100% de rendimento mesmo depois de dez recargas e duram, em média, seis meses quando são usadas constantemente. Já as pilhas convencionais duram menos e, a longo prazo, saem caras tanto para o bolso quanto para a natureza.

O descarte desse material também deve ser feito em pontos de coleta adequados, uma vez que sua composição tem elementos que podem ser prejudiciais à natureza.

5. Utilize sua ecobag

Sozinha, a cidade de São Paulo produz 17 mil toneladas de lixo todos os dias. Desse total, 30% é plástico. E do total de plásticos, 20% são sacolas de compras que não são recicladas ou reaproveitadas. O destino desse material é um só: lixões e aterros.

Por isso, a melhor alternativa para não produzir lixo é usar sacolas de pano – as já famosas ecobags. Caso seja necessário ir ao mercado com alguma urgência, é só não sair desprevenido: deixe uma ecobag guardada na bolsa ou mochila que você usa no dia-a-dia.

Fonte: http://www.mundowalmart.com.br

Para compras com muito charme use os tradicionalíssimos pairés usados há séculos pelas comunidades amazônidas. Lindo, charmoso, altamente durável pois feito co talas de arumã, (palmeira regional) e biodegradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais

Seguidores

Conheça nossos produtos!